Um post sobre o museu do futebol, times uruguaios e o estádio centenário! ;)
Os uruguaios são tão - ou até mais - apaixonados por futebol como nós brasileiros e as últimas conquistas da seleção uruguaia, carinhosamente chamada de la celeste, deixou o povo ainda mais eufórico e louco por futebol. Vivendo aqui há pouco mais de um ano posso dizer que é contagiante, sou fã da seleção e fico na torcida em todos os jogos.
Para os amantes desse esporte a visita ao museu e estádio vale muito a pena.
Foi no Estadio Centenario que aconteceu a primeira copa do mundo em 1930, há um projeto para que a copa de 2030 seja no Uruguay em comemoração aos 100 anos do campeonato.
E por tudo que este gigante representa, a Fifa o declarou como Monumento Histórico do Futebol Mundial: o único estádio do mundo que possui esse título.
O museu do futebol foi criado em 1975 e conta com exposições permanentes, coleções fotográficas e homenagem as glórias do futebol.
O acervo conta ainda com bandeiras, chuteiras, camisas, troféus e medalhas da seleção uruguaia nos jogos olímpicos, os 14 títulos da Copa América - a seleção celeste é a maior campeã da Copa - e claro, as duas taças da copa do mundo, a de 1930 e aquela de 1950 que os charruas conquistaram jogando contra o Brasil em pleno Maracanã rs.
Também há registros das conquistas dos times Peñarol e Nacional na Copa Libertadores.
O museu fica embaixo da Tribuna Olímpica do Estadio Centenario e está aberto para visitas de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 17h.
A entrada custa 100 pesos - mais ou menos 10 reais - e dá direito a visita ao Estadio, à Tribuna Olimpica. Não permite acesso ao campo.
A visita é muito bacana, mas pode ficar melhor se você conseguir combinar o dia da visita com uma partida e aí ver o estádio em ação, vibrar junto com os torcedores uruguaios. Recomendo um jogo do Peñarol, claro rs!
Os principais times daqui são o Peñarol, Nacional, Defensor e Danubio. As maiores torcidas são a do Peñarol e Nacional.
E apesar de ser tricolor, Baêa Bahia de coração, no Uruguay torço para o Peñarol, talvez seja só influência do namorado, mas acho a torcida carbonera mais vibrante! :P
O setor da 'Barra Amsterdam' é lindo de ver e escutar, mas é brabo, se meter aí no miolinho me parece tenso. Os lugares mais tranquilos de ficar são nas tribunas 'Olimpica' e 'Colombes', a 'America' também, mas é a mais cara.
Museo del Fútbol - Estadio Centenario
Museo del Fútbol - Estadio Centenario
Endereço: Avenida Ricaldoni, Parque Batle - super fácil chegar, bem central.
Tel.: 2480 - 1259
P.S.: vou ficar devendo fotos!
Olá Mile!
ResponderExcluirOlha só, estamos indo pra Montevidéu em dezembro e uma informação no seu post me encheu de esperança: o Museu abre no final de semana!!!!!
Que época vocês foram pra lá?
Recentemente, enviei um e-mail para lá perguntando o horário de funcionamento e me responderam: "El Museo esta abierto de lunes a viernes de 10 a 17 horas."
A minha preocupação é que eu chego em MVD às 13h10 (horário do vôo, fora a demora de sempre e tal) e eu quero conhecer o Centenário e também fazer a visita guiada do Palácio Legislativo, que começa 15h!!! Se o Museu não abrir no final de semana, eu terei que ir direto do aeroporto pra lá e fazer uma visita na velocidade da luz (pagando táxi, óbvio, senão não tem a mínima condição de dar tempo).
Só confirma isso com eles pra que a informação não fique incorreta no post.
Se realmente abrir no final de semana, vou soltar fogos!!!!
Valeu!!
Esse comentário ficou esquecido aqui sem resposta, mil desculpas!
ResponderExcluirA informação que tinha era que funcionava no final de semana, agora fiquei com a dúvida! Não estou mais em Montevideo, mas vou tentar checar essa informação novamente.
Obrigada pelo toque! ;)
Abraço!