Tradição familiar, paixão por vinhos, uma bodega boutique, um sonho feito realidade.
Poderia começar destacando a qualidade dos vinhos ou o charme do lugar, mas não seria justo com o enredo dessa história que começou muitos anos antes: Bernado Marzuca cresceu no campo, seu pai era apaixonado por vinhos, tinha terras e vinhedos na região de Carmelo.
Nos anos 80 os negócios da família nao iam nada bem e eles tiveram que arrendar essas terras a uma grande vinícola da cidade. Foi só em 2005 que Bernado tomou o controle de parte dessas terras e iniciou, junto com sua esposa María Marta Barberis e filhos, o projeto de fazer vinhos, em memória ao pai, chamou a vinicola de El Legado (o legado, em português).
Plantaram uvas tannat e posteriormente syrah, a primeira colheita ocorreu em 2011 e originou mil garrafas. Todo o processo foi feito de forma artesanal entre amigos e família.
Os vinhos agradaram críticos e consumidores, nos anos seguintes a produção passou a 3 mil garrafas. Mas se engana quem pensa que o casal Marzuca Barberis espera seguir multiplicando exponencialmente esses números, eles esperam a médio prazo produzir cerca de 10 mil garrafas por ano, mais do que isso acreditam que seria inviável manter as características do projeto como é hoje, uma bodega boutique onde cada etapa passa pelas mãos e olhos atentos da família.
É visível a dedicação e amor que há em cada detalhe: desde a restauração da antiga casa instalada na propriedade - registrada em fotos para os visitantes - que se transformou num espaço super agradável e acolhedor, passando pelo cuidado em elaborar bons vinhos, experimentar técnicas novas nos vinhedos, terminando com um atendimento personalizado e simpático aos turistas.
As visitas guiadas incluem passeio pelos vinhedos e sala de barricas, além da degustação de vinhos acompanhada de tábua de queijos e frios. No momento, a degustação conta com 2 rótulos, um tannat reserva e um syrah reserva que são um prazer para os sentidos.
Na nossa visita encontramos uma pequena e elegante bodega e pessoas apaixonadas pelo que fazem, tem coisa melhor do que ser recebido por gente que trabalha feliz? Era domingo, não tinhamos reservas, já era um pouco tarde, mas resolvemos arriscar e foi maravilhoso!
Não façam o mesmo que nós fizemos de aparecer sem avisar rs, façam a reserva antes de baterem na porta para garantir que os donos estarão lá para recebê-los. O lugar é tao gostoso que não dá para pensar em deixar Carmelo sem ter conhecido.
O Uruguai é ou nao é uma caixinha de surpresas? Vamos espalhar para todo mundo que dá para fazer enoturismo também no departamento de Colonia?
Boa viagem e boas descobertas! Salud! ;)
Amei! Acho que vou fazer da minha missão conhecer cada bodega do Uruguai! Uma mais linda e encantadora que a outra!!!!
ResponderExcluirSucesso essa missão, Lu! As bodegas uruguaias são demais! ;)
ExcluirFica a que distância de Montevideo? É fácil o acesso? Aline
ResponderExcluirOi Aline! Fica em Carmelo, mais ou menos umas 3h de Montevideo.
ExcluirNa categoria Outros Destinos há posts com mais info de como chegar, onde comer, hospedar-se na cidade.
Abraço! ;)
Mile, você tem alguma sugestão de vinícola no caminho para Colonia del Sacramento?
ResponderExcluirHá ótimas opções, como a Los Cerros de San Juan e Fripp :)
ExcluirAmei o seu blog, estou planejando um mochilão para o Chile, Argentina e Uruguai. Qual a melhor época do ano para visitar Carmelo? Será se final de março inicio de abril chove/faz muito frio?
ResponderExcluirMto obrigada! <3
ExcluirEu curto o ano inteiro, mas depende da experiência que cada um procura... março e abril costuma ter um clima agradável, sem temperatura extrema ou chuvas...
Estou no Uruguai, e seu bloco está sendo muito útil!!!!
ResponderExcluirFico muito feliz! <3
ExcluirAdorei suas dicas! Estou programando uma viagem para Buenos Aires, Colônia e Carmelo, em maio. Moro em Bagé/RS e iremos de carro até Colônia, indo pra BsAs de buquebus. O que tu me sugere: ir pra Carmelo antes de Buenos Aires ou na volta? Estou pensando em ficar no Resort do Hyatt.
ResponderExcluirMto obrigada! Eu preferiria na volta, acho Buenos Aires maravilhosamente intensa e caótica hehe, seria como descansar das férias nas férias e com muito vinho, sei lá, destravando um grande sonho agora hehe. Espero que tenha curtido :)
ExcluirAlguém tem dica de hospedagem charmosa em Carmelo para uma noite abaixo de 300 reais?
ResponderExcluirA melhor opção para diárias mais econômicas é procurar no Airbnb...
ExcluirOla, tem almoço nesta bodega também? vc indica?
ResponderExcluirOlá! Sim, eles têm a opção de almoço com reserva prévia. É uma boa opção.
ExcluirNesse eu vou ter de tour, pq depois da degustação quero nem saber de dirigir... ahahahahah
ResponderExcluirHahaha a decisão mais sensata! Divirta-se! :)
Excluir