Eu morro de amores pelo meu bairro e acho que todo mundo deveria esticar o passeio pelas bandas de cá.
Há tempos prometo esse roteirinho, mas a verdade é que não sei explicar direito porque Malvín merece a sua visita: o bairro não tem nenhuma grande atração turística imperdível, daquelas que aparecem nas listas dos blogs de viagens justificando a necessidade de se afastar do circuito Pocitos - Punta Carretas.
Mas eu insisto, venha conhecer um lado mais residencial e tranquilo, caminhar pela orla ou praia, comer e beber bem curtindo a brisa do rio.
Pensei em duas formas de iniciar esse roteiro, a primeira começando no bairro vizinho Buceo, mais especificamente no Museu Zoológico, uma construção bem inusitada que fica de cara para a rambla e guarda uma história curiosa: nos anos 20 um senhor dono de um cabaret encomendou a obra para ser um ""café"" (assim com muitas aspas porque as intenções eram duvidosas), seria chamado de Cabaré da Morte pela localização do prédio bem na curva da avenida, um ponto que já provocou muitos acidentes de trânsito.
Nos anos 30 a construção teve início, mas o negócio não funcionou e acabou virando a sede da Estação Oceanográfica que também não rolou por muito tempo. Passou anos fechado e em 1956 foi designado como Museu Zoológico.
Seguindo a caminhada rumo a Malvín, passamos pelo Greetingman - o homem que cumprimenta, conhecido popularmente como o coreano azul, uma escultura que gerou polêmica e foi um presente da Coreia do Sul representando a harmonia existente entre os países.
Pode parecer longe olhando no mapa, mas é muito fácil, faço sempre esse trajeto numa boa.
Mas quem quiser diminuir a caminhada, pode começar o roteiro desse ponto, o ônibus 104 pára justo a poucos passos da praça.
Aliás, o 104 funciona lindamente como um bus turístico, com a vantagem de custar menos de 3 reais, passa por toda orla de Buceo e Malvín e chega até o elegante bairro Carrasco.
Se você estiver fazendo esse roteiro numa terça-feira, pode subir pela rua Colombes e dar um pulinho na feira para viver uma experiência local.
Recomendo parar no carro de queijos e pedir um pedaço de queijo colonia, típico da região de Colonia, outro de dulce de membrillo e ser feliz comendo o tradicional Martín Fierro, a versão uruguaia do nosso Romeu e Julieta.
Daí é só voltar para a rambla e andar até a ponte de madeira mais fofa que dá acesso a praia.
É uma praia urbana mais protegida, não está tão próxima do asfalto e barulho dos carros, como a praia de Pocitos, por exemplo, e a faixa de areia é maior, a sensação é que não ficamos tão amontoados e temos mais liberdade para estender a canga.
A praia é uma delícia para descansar, pegar sol, ler um livro, assistir o por do sol e dependendo do dia, rola até banho (há dias que a água do rio está bem barrenta, outros bem transparente).
O restaurante Salmuera fica na rambla O'Higgins (número 4748) de cara para o rio e a ilhota, é uma das melhores dicas que poderia dar para quem visita Montevidéu, está fora do circuito turístico, será seu achadinho da viagem, a vista é linda, a comida uma delícia e o preço bom (pratos a partir de 390 pesos).
Terminado o almoço, caminhe um pouco mais pela orla e procure a sorveteria Del Abuelo (rua Orinoco, equina Michigan, logo depois do Salmuera no sentido do bairro Punta Gorda), dos sorvetes artesanais mais maravilhosos da cidade.
Os sabores são bem originais, tem coisas como limão e manjericão, laranja e cardamomo, bolacha maria e doce de leite, vale demais a visita.
Quem topar conhecer o bairro vai ter um dia um tanto diferente longe das atrações turísticas clássicas, mas seguramente terá um dia feliz! :)
Me contem depois o que acharam, marquem as fotos no Instagram com a hashtag #viveruruguay, vejo todas e adoro (o perfil tem que estar desbloqueado) e capaz nos encontramos na feira ou na praia...
Abraço!
Abraço!
Vontade de estar aí agora!
ResponderExcluirQue você possa visitar em breve, flor! :)
ExcluirA primeira vez que estive em Montevideu andei bastante por esta rambla. Boas recordações que eu tenho. Andar pela beira do rio é sempre um bom programa. Bom ler as suas sugestões de passeio e as dicas do Uruguai.
ResponderExcluirQue legal, Fábio! A maioria dos viajantes se limitam as ramblas de Pocitos e Punta Carretas. Também acho um super programa, não canso nunca de passear pelas ramblas da cidade toda.
ExcluirMuito obrigada pela gentileza! :)
Hahahahhaha vc não sabe o q aconteceu. Lemos seu roteiro e saimos sem ele. Pegamos o onibus 427 Malvin e fomos parar sei la onde. Mas era beeeem longe da praia. Hahahahahhaa
ResponderExcluirAi Deia, não acredito! O 427 vai por dentro, não passa pela rambla, tem que ser o 104 mesmo! Que pena! :(
ExcluirMileeeeeee, deveríamos ter ido tomar sorvete na Del Abuelo!!! Sempre escrevendo lindamente, fazendo a gente se sentir aí.
ResponderExcluirWal querida, muito obrigada! Eu esqueci naquele dia, vão ter que voltar logo! :D
ExcluirÉ a praia onde um grupo de Uruguaios simpáticos joga voleibol a beira-mar, fazem mais de 20 anos, conheci os moradores do bairro em 2014 e pude praticar com eles um pouco de voleibol e muito de amizade. Espero que sigam forte por lá, pois pretendo voltar e ficar no bairro!
ResponderExcluirAlias, se souberes de hoteis no bairro, hostels, arbnb, etc.... Aceito dicas!
Os moradores são quase um clube hehe. Só conheço o Hotel Las Gaviotas que tem pinta de bem antigo, mas tem uma localização privilegiada, meu sonho abrir um B&B em Malvín hehe! Quem sabe um dia trago essa dica! :)
ExcluirAbraço!
tô indo pra montevideo amanha!!! vou seguir esse roteiro com certeza!
ResponderExcluirQue legal! Espero que tenha se divertido muito! :)
ExcluirOlá. Pensando em ir para o Uruguai, no reveillon, mas preocupada com excesso de turistas e o calor...o que achas?
ResponderExcluirGrata.
suzana
ps. seu blog é muito bacana
Muito obrigada, Suzana! Depende do lugar que escolher, em Montevideo, por exemplo, é super tranquilo! :)
ExcluirAbraço!
Ola, sempre leio suas dicas.
ResponderExcluirMoro no brasil, mas meu marido tem negocios aqui. Acho quase impossivel nao nos mudarmos para o Uruguay, esse mes aluguei uma casa aqui em malvin.mas ainda tenho muito receiode fazer esta troca de pais, pois tb tenho filhos. Este bairro é seguro?
Vi uma escola chamada liceo frances, tb nao sei se é boa. Na vdd estou tao perdida
Eu adoro Malvín, acho um bairro excelente para viver com filhos.
ExcluirOi Mile! Fomos no seu roteiro! Maravilha, amei suas dicas 😉
ExcluirRetornamos de Montevideu ontem 02/abril/2017 e foi muito bom de revisitar a cidade após muitos anos. Passamos uma semana e alem de ir a Punta del Leste e visitar a Bodega Bouza seguimos a risca sua sugestão de roteiro ao barrio Malvin, inclusive o passeio no 104 até o ponto final. Gostamos tanto que fomos 2 vezes ao Salmuera tomar uma caipiroska e petiscar polvo e mexilões. Iamos a pé pela rambla desde Punta Carretas e voltavamos de onibus. Muito legal o seu bairro.
ResponderExcluirAh, gente, que alegria reler isso (mesmo depois de tanto tempo, infelizmente eu não consigo responder sempre todo mundo na hora que chega, mas são esses comentários que me motivam a seguir aqui depois de tantos anos, mto obrigada!). Fico feliz que gostaram e até repetiram! Abraço!
ExcluirFiz esse seu roteiro hoje e adorei! :) Fiquei olhando na rua pra ver se não via você heheh Muito obrigada pelas dicas tão valiosas!
ResponderExcluirQue lindo, Hellen! Uma pena que não nos vimos hehe <3
ExcluirOla! Curti este post. Mas qual horário da feira e por ela se localiza? Obrigado desde já! Seu blog é meu parceiro desde quando pretendi viajar a Montevideo (há uns dois anos), agora irei em Julho e tem me ajudado muito.
ResponderExcluirOlá! Começa pela manhã e fica até umas 14h... A feira fica ao redor da Plaza de los Olimpicos, subindo pela Colombes.
ExcluirAbraço!
EL MEJOR PONTO DE ENCONTRO EN MALVIN,ES EN LAS RUAS ORINOCO Y MICHIGAN;QUE SAUDADE E PENSAR QUE NACI ALLI MESMO
ResponderExcluirQue bonito! A mi me encanta, viviamos por Colombes y Rambla Rep. de Chile, también donde nació mi hija, por allá están las playas y plazas donde primero salió a jugar, ya nos mudamos hace un par de años, pero sigue siendo mi lugar preferido... y de nostalgia querida <3
ExcluirOi Mile. Parabéns pela bela apresentação da Praia e do Bairro. Encantadora e Inspiradora, como a Amiga que me falou sobre ele e que vou convidar a uma viagem para que eu conheça ao vivo e à cores. Show. Abraçãoooooo
ResponderExcluir