Chegou o dia de novo desafio!
Se você não viu o primeiro post contando sobre a blogagem coletiva 7on7, dá uma olhadinha nesse link para conhecer o projeto.
O tema desse mês é 'comidas', vou mostrar em 7 fotos os pratos, tortas e doces que acho a cara do Uruguai.
Eu sou boa de garfo, não tenho frescura para comer, então achei difícil selecionar apenas 7 opções.
Acabei deixando de fora clássicos como o chivito, empanadas, chajá e guiso de lentejas por já ter comentado sobre essas gostosuras em outras oportunidades no blog.
As fotos não estão com o selo de qualidade do maridón (sim, as fotos mais lindas que aparecem aqui são obras dele) porque eu morro de vergonha de tirar foto de comida na rua.
Mas vamos à lista?
1- Asado
Porque não dá para pensar em comida uruguaia sem pensar em carnes.
O asado está bem presente na vida dos uruguaios, é quase um ritual prepará-lo rs, cada asador (como chamam a pessoa responsável por assar as carnes porque aqui é pecado todo mundo meter a mão na churrasqueira, o asador é o mestre que recebe aplausos de todos os comensais quando a comida é servida, se você for num churrasco tipicamente uruguaio verá que sempre alguém irá puxar o 'palmas para el asador!') tem seu segredinho.
É a comida preferida para comemorar, seja numa reunião improvisada de amigos ou festas de aniversário, noivado, formatura, etc.
É a comida preferida para comemorar, seja numa reunião improvisada de amigos ou festas de aniversário, noivado, formatura, etc.
E claro, restaurantes especializados em carnes a la parrilla tem aos montes em todo o país.
Essa última foto foi no restaurante La Criolla em Punta Carretas, super recomendo para os carnívoros de plantão.
Essa última foto foi no restaurante La Criolla em Punta Carretas, super recomendo para os carnívoros de plantão.
2- Milanesas
Outro super clássico do cotidiano uruguaio: milanesa con fritas ou milanesa al pan. O primeiro uma milanesa enorme - de carne ou frango - com batatas fritas (ou salada básica de tomate, cenoura e alface) e o segundo um sanduíche com milanesa, alface, tomate e maionese.
Já tive colegas de trabalho que almoçavam isso todos os dias. A maioria dos restaurantes aqui tem uma opção de milanesa no cardápio, é quase o arroz com feijão deles rs.
Essa foto foi no restaurante Milamores, especializado em milanesas, tem várias combinações diferentes e gostosas.
3- Pascualina
Uma torta salgada com recheio de acelga ou espinafre e ovo cozido. Eu adoro, faço muito em casa.
Acho também a cara de dia de trabalho rs, custei a encarar torta como refeição, mas aqui é super comum almoçar uma fatia de torta salgada.
Se vocês passarem nas padarias ou rotiserias de áreas comerciais perto da hora do almoço, encontrarão muitos trabalhadores levando suas tortinhas.
Quem quiser fazer a pascualina, nesse vídeo em parceria com o Blog da Lu, mostramos o passo a passo da receita! :)
Quem quiser fazer a pascualina, nesse vídeo em parceria com o Blog da Lu, mostramos o passo a passo da receita! :)
4- Matambre a la pizza
É um delícia! Um pedaço de carne fininho, tão suculento e macio que desfia. Na receita tradicional cozinham a carne com leite para dar esse ponto suave. Por cima vai molho de tomate e queijo muzzarella.
5- Revuelto de Zapallito
Uma comida simples, caseira, leve, fácil e barata de fazer. Aqui em casa não fico sem zapallito, toda terça faço a feira e trago pelo menos dois para o cardápio da semana.
Foi o primeiro prato uruguaio que aprendi a fazer, meu cunhado me ensinou no meu primeiro mês de vida em Montevidéu, eu mal sabia fritar um ovo quando cheguei rs.
Na receita vai legumes cortados em cubinhos e rodelas, eu uso o zapallito, cenoura, cebola e pimentão vermelho, no final coloca ovo batido e queijo ralado, mistura tudo e voilà.
Na receita vai legumes cortados em cubinhos e rodelas, eu uso o zapallito, cenoura, cebola e pimentão vermelho, no final coloca ovo batido e queijo ralado, mistura tudo e voilà.
6- Doce de leite
Porque acho a versão uruguaia a melhor do mundo e é terapêutico doce de leite na colher rs.
Nunca enjoei ou acostumei, minha marca preferida é a Conaprole. Cura qualquer tpm, merecia estar nessa seleção.
Nunca enjoei ou acostumei, minha marca preferida é a Conaprole. Cura qualquer tpm, merecia estar nessa seleção.
7- Garrapiñada
Um passeio na rambla, no centro ou nas feirinhas e lá estará alguém vendendo garrapiñada.
Já comentei algumas vezes que acho que Montevidéu tem uma aura vintage, um toque nostálgico, um ritmo diferente. Não tem como não pensar nisso quando vejo - e sinto o cheiro - dos carrinhos e barraquinhas vendendo amendoim doce, tem gostinho de infância!
***
Coisa boa participar dessa brincadeira! Que venha abril e um novo tema! :)
Vejam as comidas que as meninas escolheram para representarem os países delas:
Bárbara do Barbaridades (Irlanda)
Carol do Ideias Sortidas (Holanda)
Bia do Um Fabuloso Destino (Brasil)
Ana do This German Life (Alemanha)
Abraço!
Mile,
ResponderExcluirSobre o doce de leite, tem o Manjar, que também é da Conaprole, você conhece?
Quando estivemos aí em fevereiro, compramos desse. É um pouco mais barato que o tradicional Conaprole e nos informaram que era a mesma coisa.
Eu, como não sou especialista, achei muito bom.
Adorei o post sobre as comidas, como se come bem no Uruguay!
Beijo
Sim, conheço e na real mesmo eu acho que nao tem doce de leite ruim haha, mesmo nao gostando da textura de algumas marcas, por exemplo, eu jamais recusaria haha.
ExcluirEsse prato de milanesa devia estar uma delícia, fiquei até com fome agora.
ResponderExcluirPerfeito! Adorava esse restaurante!
ExcluirEu não passaria fome por aí!! Estou morrendo de vontade de comer uma boa carne! E essa última curiosidade me deixou com desejo de amendoim doce! Sem dúvida me faz viajar no tempo :) beijos!!
ResponderExcluirTem muita coisa boa! Que bom você gostou também :)
ExcluirMile, além do espinafre é do ovo o que mais você coloca na Pascoalina. Vi que tem um pedacinhos de algo branco. Usa massa pronta? Estou me mudando para MAD agora, preciso aprender essas coisas. Obrigada.
ResponderExcluirOi Amanda! É o talo da acelga :)
ExcluirE a massa tem bastante opçao pronta no mercado, eu costumo fazer a massa, mas quando tô sem tempo, uso a do mercado numa boa...
ExcluirEu realmente não sabia dessa paixão do uruguaio por milanesa, porque esse a la pizza parece ser quase uma parmeggiana
ResponderExcluirOi Lia! O uruguaio médio não vive sem milanesa (até um vegano hehe, a versão com berinjela supre bem, eu amo, além de outras opções). Pode lembrar uma parmegiana mesmo... me deu até fome agora! :)
Excluir