Há pouco mais de 2 anos decidimos abandonar a televisão de casa, ainda temos o aparelho pendurado na sala, mas não temos antena e a imagem que aparece na tv aberta é tão chuviscada que nem com muita boa vontade dá para ver alguma coisa.
O título desse post pode soar contraditório, eu sei. Mas é que abri mão da tv de todo dia, daquela enxurrada de negatividade diária que os telejornais jogam em cima da gente.
Queria poder dizer que com a tv desligada ganhei tempo extra e passei a ler mais ou até mesmo dormir mais, o que não seria nada mal para quem tem um bebê de 18 meses que ainda acorda a noite.
Continuo gastando tempo vendo notícias e bobagens, só que escolhendo as fontes e a hora.
Continuo gastando tempo vendo notícias e bobagens, só que escolhendo as fontes e a hora.
Se fosse definir a tv aberta uruguaia em uma palavra seria sofrível, os programas matinais são de chorar, nunca tive paciência. Acho tudo uma mistura esquisita de Ana Maria Braga, Sônia Abrão e Eliana. Muita coisa exibida durante o dia inteiro é produção argentina e olha, não é legal haha.
A estrutura dos jornais é parecida ao que via no Brasil, talvez a apresentação aqui seja um tiquinho mais leve no sentido das formalidades. Os comentaristas esportivos quando tratam de futebol acho bem exagerados e apaixonados, mas né? Uruguaio falando de futebol.
E novelas nunca acompanhei nenhuma em todos esses anos, praticamente não tem produção uruguaia, geralmente é novela colombiana ou argentina (me pergunto como os hermanos do outro lado do rio fazem filmes incríveis e novelas tão caidinhas em produção e elenco, nao vou nem entrar no mérito do enredo).
Tem um tempo está na moda novelas turcas e sempre passam as brasileiras, costumam fazer sucesso, apesar da dublagem e diferenças culturais.
E no meio dessa loucura toda há 3 programas que eu ainda paro para ver e eles mostram o Uruguai sob o olhar dos uruguaios.
Dá para assistir online e além de conhecer o país com outras abordagens, é ótimo para treinar o espanhol.
Então pega a pipoca e vem ver! :)
1- Camara Testigo
Preciso confessar que tinha uma aflição com o olhar 43 do apresentador em todas as chamadas, mas foi só conhecer o trabalho dele para abrir mão da birra. Acho o programa muito interessante e com conteúdo rico.
Eles trazem várias problemáticas sociais onde os personagens das comunidades são protagonistas. Tinha tudo para ser sensacionalista e tendencioso, mas não é. Conta-se casos reais, fortes, outros curiosos e mais leves, sem a necessidade de apelar ou romantizar cada história.
Eles trazem várias problemáticas sociais onde os personagens das comunidades são protagonistas. Tinha tudo para ser sensacionalista e tendencioso, mas não é. Conta-se casos reais, fortes, outros curiosos e mais leves, sem a necessidade de apelar ou romantizar cada história.
Uma amostra do programa com esse especial sobre o carnaval uruguaio que ficou lindo! Link para mais vídeos aqui.
2- Súbete a mi moto
É um programa local que parece não ter um roteiro, as coisas parecem improvisadas e a graça está nisso. Ok que muitas vezes é bem bobo e rolam uns jabás péssimos, mas em outras mostram os uruguaios sendo uruguaios de um jeito bem honesto e fiel.
O apresentador é muito querido e onde chega as pessoas querem interagir, são muitas imagens que passam desde festivais no interiorzão do país com seus costumes, músicas e comidas típicas até as festas com o pessoal xovem na capital e praias badaladas nas férias de verão.
Link com mais vídeos aqui.
3- Tiranos Temblad
Esse na verdade é um canal no Youtube que tem tanta popularidade como um programa da tv aberta.
Já faz alguns anos o Tiranos Temblad apareceu causando o maior furor no Uruguai, todo mundo comentava, ria e compartilhava os vídeos.
Eu demorei um pouco para entender o humor e a proposta, a princípio achava que o cara estava zoando geral: toda semana ele fazia vídeos com o que as pessoas compartilhavam sobre o país no Youtube, uma coletânea com tudo que fazia referência ao Uruguai, podia ser adolescentes gringos fazendo trabalhos de espanhol para a escola, turistas conhecendo Montevidéu, um churrasco de amigos, uma banda tocando, coisas comuns e banais do cotidiano.
Segundo o criador do canal, a ideia é justamente essa de mostrar o simples e corriqueiro, é ver as pequenas coisas que acontecem ao nosso redor e não têm lugar na tv.
Dou boas risadas a cada episódio novo - que hoje é menos frequente - e sempre tem brasileiro aparecendo (as vezes até blogueiras famosas que acredito não fazem a menor ideia).
***
Espero que se divirtam com os programas, os 3 tem formatos bem diferentes, mas dá para ver um pouco o Uruguai que passa na telinha das bandas de cá! :)
Abraço!
Abraço!