Estava escrevendo nossa newsletter (se você ainda não está inscrito, fica aqui o convite) e compartilhei os 5 passeios em Montevidéu que mais gostaria de visitar nessa edição 2023, daí que foi pouco porque o evento é incrível e enorme, oferece uma centena de atividades culturais gratuitas e vim aqui me estender um pouco mais.
O primeiro post que tenho sobre o Dia do Patrimônio data de 2012 e mais de 10 anos depois ainda estou aqui descobrindo a cidade, me encantando com sua história (e não menos importante hehe, mantendo a coerência no que acredito e me impulsiona a estar nesse mundo virtual).
No Uruguai no mês de outubro é celebrado o dia do patrimônio nacional, um fim de semana com dois dias completos de eventos onde muitos edifícios governamentais, museus, instituições educacionais, igrejas e até casas particulares que tem interesse histórico ou arquitetônico ficam abertos gratuitamente ao público.
O conceito de patrimônio é amplo e inclui bens materiais e imateriais, dessa forma desde os monumentos históricos até aspectos culturais como as formas de expressão ou ritmos musicais tradicionais, por exemplo, são festejados.
Cada ano há um tema principal em evidência, já tivemos as tradições rurais, o teatro nacional, a liberdade e a união de povos, cultura afro-uruguaia, a linguagem dos uruguaios que culminou na publicação de um dicionário espanhol do Uruguai, dentre outros.
A edição desse ano que acontece nos dias 07 e 08 de outubro tem como tema central os "Construtores de Escolas' e homenageia três arquitetos: Alfredo Jones Brown, Juan Scasso e José Scheps, todos reconhecidos pela contribuição na chamada arquitetura da educação do país.
Todo ano esperamos o Dia do Patrimônio para revisitar ou descobrir joias 'perdidas' na cidade, efetivamente mobiliza a população, eu acompanho amigos de diferentes bolhas aproveitando as propostas.
A programação dos museus fica maravilhosa, mas eu sempre dou prioridade em conhecer o que não está normalmente aberto ao público, parte da programação é feita com lugares que abrem especialmente/unicamente para o evento.
Os temas sempre ensinam e ampliam debates, consciência, a valorização do bem comum. Só lendo o folheto desse ano e pesquisando as ofertas já abri a mente para várias ideias, conheci novos nomes e lugares.
A potência também que é esse olhar apreciativo, de enxergar belezas mesmo, de apropriar-se da história, um que de olha tudo isso que nós temos, o que fomos capazes de construir e o que precisamos cuidar, preservar, lutar.
Efeito urgente e necessário, semanalmente acompanhamos denúncias de descaso, abandono e demolição do patrimônio arquitetônico das cidades, além de outras problemáticas relacionadas.
Sem mais delongas, vamos a programação que está integralmente disponível no site do Ministério da Cultura. Você pode buscar por região (vou falar no post só de Montevidéu, mas abrange todo o país).
Na newsletter o top 5 ficou assim:
- Club Uruguay (essa boniteza da foto acima que é um desbunde de perfeito também por dentro, veja aqui e já conheça uma das contas mais legais sobre arquitetura no Uruguai)
- Villa Valentina (está com a programação impecável)
- Hogar Schiaffino (pirei ano passado quando vi as fotos desse lugar nas redes sociais, para quem ama arquitetura, detalhes de época, é imperdível)
- Palacio Pietracaprina, a residência oficial do embaixador do Brasil. Como muitas das propostas, é um espaço que abre ao público unicamente no Dia do Patrimônio.
- Casa Quinta de Aurelio Berro (pra mim uma das obras mais fantásticas da cidade)
- Casa del Vecino al Sur: 'Barrio Sur vive' (Zelmar Michelini 993)
Feira de empreendedores e uma mini llamada, oportunidade de ver, ouvir e bailar candombe no seu bairro de origem. Sábado e domingo de 10h à 22h.
- Auditorio Adela Reta, SODRE: 'Constructores de escuelas y liceos' (Mercedes 823, entre Florida y Andes)
Mostra fotográfica sobre os três arquitetos homenageados. Sábado e domingo de 12h à 18h.
- Ateneo de Montevideo: 'Los arquitectos' (Plaza de Cagancha 1157)
Música, canto e poesia. Sábado de 14h à 19h.
- Edificio Rex: 'Apartamento Rex, obra de Jones Brown' (Av. 18 de Julio 1006, apto 502)
Visitar um apartamento dentro desse edifício emblemático projetado por um dos arquitetos homenageados. Necessário reservar por e-mail (ramirocolinet@gmail.com). Sábado e domingo de 10h à 19h.
- Milonga callejera del Patrimonio (Pista de baile do Parque Líber Seregni)
Milonga é um baile popular, das expressões culturais mais bonitas. Se dança em par, parece o tango - se diferem dentre outras coisas pelo compasso - é gostoso de ver. Sábado de 18h à 01AM.
Nenhum comentário