Uma sugestão de roteiro em Colônia do Sacramento que ultrapassa os limites do simpático centrinho histórico e encontra outras bonitezas no bairro vizinho Real de San Carlos e proximidades.
Uma região mais residencial com ótimo calçadão para caminhar e até para curtir uma prainha de rio (ainda que nossa favorita seja a praia de Santa Ana, pega essa dica também).
É onde fica o letreiro com o nome de Colônia e um pouco mais adiante a impressionante - e curiosa! - Plaza de Toros.
Dona de uma arquitetura imponente, a Plaza de Toros é fiel ao estilo espanhol, mas teve um destino bem diferente aqui no sul do mundo: inaugurada em 1910, funcionou por apenas 2 anos, logo as touradas foram proibidas no Uruguai - olé! - e o lugar terminou abandonado por décadas.
A reabertura aconteceu recentemente, em dezembro de 2021, agora funciona como um complexo cultural onde acontecem shows e exposições, também oferecem visitas guiadas de quarta a domingo a partir das 11h.
A visita custa 200 pesos e menores de 12 anos não pagam.
Outra proposta recomendada no bairro é visitar a destilaria artesanal Gin Sur 34, um projeto moderno e arrojado que tem pouco tempo no mercado, mas já se destaca, inclusive foi premiado internacionalmente.
A visita guiada inclui uma masterclass de gin e degustação no terraço da fábrica que tem uma bela vista para a Plaza de Toros. Mais info aqui.
Outra opção altamente recomendável é o almoço ou jantar no Las Liebres Restaurante (que é também um hotel boutique), um casarão de estilo neoclássico elegante e aconchegante.
Ares de campo, porém distante apenas 10min do centro histórico, entrega beleza e arte, horta orgânica e muito verde. É o lugar que sempre tenho vontade de voltar quando visito Colônia.
Também pode ser uma proposta mais simples - e não por isso menos especial - no inovador Caliu, o primeiro hotel autossustentável do Uruguai, uma construção no modelo Earthship Biotecture.
Um método ecológico de construção que utiliza materiais naturais e reciclados - como pneus, garrafas de vidro, latinhas, papelão - toda a instalação é amigável com a natureza, o resultado é surpreendente e lindo.
Uma excelente oportunidade para conhecer - e apoiar - de perto alternativas ecológicas de vida.
E vizinho ao Caliu temos ainda a Finca del Sacramento, um hotel de campo charmoso com vinhedos que oferece experiências também para não hóspedes, no verão tem o day use com acesso à piscina externa e durante o ano inteiro é possível fazer cavalgadas, piquenique, degustação de vinhos e almoço.
E falando em vinhedos, temos outras opções maravilhosas para fazer enoturismo em Colônia do Sacramento.
Sim, a vizinha Carmelo é o destino enoturístico por excelência da região oeste do Uruguai, mas dá para visitar vinícolas bem pertinho de Colonia do Sacramento também, a partir de 20 minutos do centro histórico.
As sugestões são Los Cerros de San Juan, Fripp, El Quintón, Bodega Hacienda del Sacramento e Bodega Turística Los Pinos.
A vinícola Los Cerros de San Juan foi construída em 1854, considerada a mais antiga do país, foi declarada monumento histórico e patrimônio nacional.
Acho uma das bodegas mais bonitas do Uruguai e toda proposta foi renovada, investiram bastante no turismo e o resultado está bem interessante. As visitas guiadas com degustação começam a partir de 20 usd (das propostas mais econômicas que tenho conhecimento). Também oferecem a opção de almoço.
Já a Fripp é uma vinícola simpática atendida diretamente pelos donos, tem opção de visita guiada com degustação (30 usd) e almoço.
Na El Quintón uniram vinhedos e olivares, um projeto moderno com visita e degustação de vinhos e azeites de oliva. É relativamente recente no mercado e chegou com ousadia, em terra de tannat (uva tradicional na vitivinicultura uruguaia) apostaram firmemente na malbec.
A Bodega Hacienda del Sacramento é um projeto boutique que abriu faz pouco tempo para visitas e traz propostas interessantes a preços competitivos:
E um pouco mais distante, temos a Bodega Los Pinos, uma vinícola familiar que pode ser uma opção para complementar o roteiro dos queijos em Colonia Suiza (a parte 3, penúltimo post dessa série especial) já que está localizada nos arredores.
Viram só quanta lindeza? É até difícil escolher o que fazer! E ainda vou trazer mais opções, segue aqui comigo! <3
Nenhum comentário