Um dos textos mais acessados do blog é um dos primeiros que escrevi: Como sair do aeroporto de Montevidéu que traz uma série de dicas de como chegar no centro da cidade.
Acontece que é um post com mais de 10 anos de publicado e é uma dúvida que naturalmente segue muito frequente (junto com cambio e qual moeda trazer + qual bairro se hospedar), mesmo sendo países fronteiriços, o aeroporto ainda é a principal porta de entrada de turistas brasileiros no Uruguai.
Fiquei pensando como melhorar esse conteúdo, acrescentar algo diferente ou pelo menos mais atualizado para facilitar a chegada de vocês e nasceu esse post repaginado com dicas práticas para quem chega no aeroporto de Montevidéu.
O aeroporto da capital se mantem calmo, limpo e funcional. É um espaço compacto que faz a diferença no conforto da viagem, acho tão menos estressante a experiência num aeroporto que você não precisa fazer 30 minutos caminhando até seu portão de embarque, está tudo ali ao alcance, prático e fácil.
No geral, não tem muitos voos chegando ao mesmo tempo, então é raro encontrar um vuco, tudo mega movimentado, cheio. A imigração também costuma ser tranquila, apesar de ter épocas de pico em janeiro onde o atendimento pode ficar um pouco mais lento.
Mas, não vacile no horário de antecedência, eu nunca tive um voo atrasado saindo de Montevidéu.
Listei 8 pontos para ter em mente na chegada:
1- Evite o câmbio do aeroporto, se for trocar dinheiro que seja apenas o essencial para passar as primeiras horas. Dê sempre preferência aos câmbios do centro ou até mesmo dos shoppings (que funcionam até a noite).
Trocar dinheiro no Uruguai é fácil, muita gente chega confusa com a experiência na vizinha Argentina, mas é simples e seguro aqui. Sempre tem um cambio nas ruas, tanto no Centro e Ciudad Vieja, como em bairros como Pocitos e Punta Carretas.
O Uruguai tem uma economia curiosa, dólar e pesos convivem com muita naturalidade no cotidiano (sabia que vendem muitos eletrônicos, carros, imóveis com a referência em dólar?), então faz parte da rotina ter mais de uma moeda e essas trocas podem ser feitas também no equivalente as casas lotéricas deles: eu troco dinheiro no mesmo lugar que vou pagar uma conta, por exemplo.
Não tem uma quantia mínima, não tem uma taxa de serviço e na maioria das vezes nem chegam a pedir um documento. É só chegar no balcão e dizer que quer trocar reais.
E sim, traga reais, em algum momento da blogosfera viajante criou-se esse mito de trazer dólar e eu rebato faz mais de 10 anos hehe. Não tem a menor necessidade, salvo se você já tiver dólares em casa e quiser muito gastar (eu guardaria para outra viagem que fosse efetivamente necessário).
O Wise também funciona de buenas e uma das melhores recomendações é pagar a conta nos restaurantes com cartão para receber o desconto do IVA (lei de benefício ao turista), compensa mesmo pagando IOF.
2- Viajando com crianças: tem carrinho de bebê disponível no trajeto até a esteira de bagagem, é só pegar e devolver na saída, também tem sala especial p/ amamentar <3
3- Adquira gratuitamente o chip da operadora Antel no balcão de informações e já saia do aeroporto conectado.
4- O melhor lugar para fazer uma boquinha é na Brava, uma ótima boas vindas com clássicos locais: medialunas, alfajores, pascualina, etc.
5- Agora vamos para as opções de transporte: O táxi que funciona no aeroporto não é o táxi convencional que roda na cidade. É outro mais confortável, porém mais caro. Uma corrida até Pocitos custa 50usd, por exemplo. Confira as tarifas para outros bairros aqui.
Apesar de não serem autorizados a fazer ponto no aeroporto (assim como o táxi comum, vocês não vão encontrar fila dentro da área do aeroporto, lá só ficam parados mesmo esses carros conveniados deles), é possível chegar e chamar um Uber, o custo médio da corrida é 35usd.
Tem também um ponto de ônibus na porta, a opção mais conveniente é o bus executivo DM1 com paradas nos shoppings de Punta Carretas e Pocitos, são boas referências para quem vai ficar nesses bairros, você pode checar o trajeto inteiro e horários estimados aqui (e fiquem atentos que é o sentido vuelta - hacia Punta Carretas, não vão pegar o DM1 no lado errado que passa também no aeroporto só que indo pra Zonamerica hehe).
É perrengue para quem viaja com muita equipagem (já que não tem onde guardar), evite o horário de pico da saída do trabalho, pois já vai passar no aeroporto muito provavelmente sem lugar para sentar.
A tarifa custa 98 uyu (pouco mais de 2usd) e tenha dinheiro local - ou seja, relembrando a primeira dica: se for pegar ônibus troque um pequeno valor no cambio do aeroporto mesmo, eu não trocaria mais de 50 reais, que fica na área onde retira as bagagens.
E tente ter o troco facilitado, pagar o boleto (o ticket do ônibus é chamado de boleto, a gente até muda de país, mas o danado do boleto não some da vida hehe) com uma nota de mil pode ser começar a viagem interagindo com um lado menos simpático do uruguasho, dá para evitar <3
6- Viaja com malas e não quer gastar no táxi? Cata essa dica especial, o ouro que você encontra nesse bloguito amado: vá no ponto dos 'interdepartamentales' (ônibus que fazem o transporte entre cidades e não os urbanos municipais, que fica ali no cantinho direito da saída) e pegue o bus com destino a Tres Cruces, a rodoviária de Montevidéu.
Nessa opção tem lugar para guardar a mala sem passar sufoco, vão abrir o bagageiro e te entregam um papelzinho com o código da mala, não perca porque na hora de retirar vão solicitar.
Pode pagar a passagem na hora, mas recomendo reservar pelo site da Cot para garantir seu lugarzinho ali no conforto e horário desejado (265 uyu - como referência de busca coloca Aeropuerto Carrasco - Montevideo Terminal).
E da rodoviária, já próximo de tudo, pegue um táxi ou Uber gastando o preço normal de uma corrida: 300-400 uyu (e teremos 10usd + 6usd do bus = metade do preço do uber direto, bom negócio se viaja sozinho ou em dupla e tá procurando economizar).
7- Não quer pensar em nada e ter alguém te esperando na chegada? Me chama no WhatsApp que tenho opções de transfer - e também de passeios - com agências honestas e de qualidade no Uruguai.
8- E para seguir descobrindo o melhor da cidade, adquira nosso Guia Digital de Montevidéu e transforme a sua viagem numa experiência de imersão muito mais divertida e autêntica (além de apoiar esse conteúdo independente).
Boa viagem, boa aventurança! <3
Nenhum comentário