Minha época preferida para fazer enoturismo chegou: fevereiro e março é tempo de colheita das uvas aqui no Uruguai, várias vinícolas festejam e recebem os visitantes com atividades especiais que vão desde almoço completo a piquenique nos vinhedos, petiscos no por do sol, colheita noturna, etc.
É uma experiência muito divertida e gostosa, tem sempre a pisa das uvas ao som da tarantela, tem a possibilidade de colher direto do pé cachos e cachos da fruta e algumas bodegas oferecem ainda apresentações de danças de grupos tradicionais.
Todo ano escolhemos pelo menos uma vinícola para visitar no período da vindima (iria absolutamente em todas, arroz de festa - princesa do vinho, porém dinheiros, né, a realidade bate na porta haha) e a minha empolgação costuma ser dobrada porque muitas vezes os eventos caem no dia do meu aniversário.
Ano passado escolhemos a Bodega Dardanelli, uma das poucas que a gente ainda não conhecia ali próxima a Montevidéu. Foi uma tarde lindíssima: chegamos e fomos recebidos pela família Dardanelli, essa proximidade é um diferencial incrível nos rolês do vinho por aqui.